Para sempre Alice… só que não exatamente.

“Para Sempre Alice” (Still Alice – 2014), o filme que rendeu à Julianne Moore seu primeiro Oscar como Melhor Atriz, conta a história de Alice, acadêmica altamente graduada e professora universitária que recebe um diagnóstico precoce do mal de Alzheimer.

still alice 2

O filme, assim como Alice, é muito eloquente. Seja nas sempre muito bem colocadas palavras de Alice, seja com a direção inteligente que consegue capturar o sofrimento na incapacidade de realizar as menores tarefas cotidianas, o longa se revela como um retrato sincero e respeitoso da realidade de conviver com essa doença.

Sem escapar para o dramalhão, o filme encontra seu maior trunfo na simplicidade. E ao trazer o cenário de horror para um ambiente doméstico muito palpável, se torna desconfortável para o espectador. Sem alívios, superações cinematográficas e falsas esperanças cabe à nós nos colocarmos na mesma posição dos familiares, que incapazes de fazer alguma coisa para ajudar, só podem assistir desolados à deterioração da personagem.

still alice 1

Tal desconforto não é um ponto negativo, muito pelo contrário. É resultado da bem sucedida missão do filme de nos conectar com esse terrível drama humano e nos aproximar de uma Alice que está cada vez mais distante de si mesma.

Enquanto Alice luta para manter a vida que ela conhece vemos o talento de Julianne Moore, que soube captar as nuances dos diferentes estágios da doença e entrega uma interpretação forte e muito doce.

O filme é bem dirigido, bem atuado e tem um belo roteiro que, sem julgamentos morais, trata sobre a percepção que construímos de nós mesmos e o que nos resta de “humano” ao sermos privados dela. Com certeza merece ser visto.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “Para sempre Alice… só que não exatamente.

  1. […] a indústria do cinema está determinada a aterrorizar as pessoas inteligentes. Depois de “Still Alice“, agora chega “Mr. Holmes” (2015)  para garantir que os intelectuais não se […]

  2. […] Para Sempre Alice – indicado à Melhor Atriz (Julianne Moore) […]

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: