Revisitando “Desejo e Reparação”

De vez em quando nada melhor do que se entregar à segurança das coisas que já amamos. Sem grandes espaços para surpresas ou decepções, pode ser bastante interessante se abrir para uma nova leitura de uma obra já tida como favorita. Pensando nisso, hoje escrevo sobre “Desejo e Reparação” (Atonement – 2007), um dos meus “DVDs de cabeceira”.

atonement 3

Atonement começa em um dia particularmente quente que vai ser o pior da vida de Briony (espetacularmente interpretada por Saoirse Ronan), uma criança exposta a pequenos mal entendidos que se acumulam até estourarem em uma tragédia. As maiores vítimas da história são o simpático casal interpretado por Keira Knightley e James McAvoy, que inocentemente julgavam que aquele seria o verão de suas vidas.

Captura de Tela 2015-03-18 às 07.09.56

O longa então nos contagia com o carisma de seus personagens para depois, quase que por sadismo, nos fazer contemplar seu infortúnio. Dizer que o filme não aponta culpados seria um erro, mas ao mesmo tempo em que a origem de todo o caos responde pelo nome de Briony, o diretor não deixa de advogar à favor dela. Nada mais assustador para uma criança, ainda mais uma que julga saber de tudo, do que se ver diante de situações que sua pouca idade a impede de compreender.

Mais preocupado em analisar circunstâncias do que fazer julgamentos morais, o sinuoso roteiro é adaptado do igualmente ótimo livro  “Reparação” de Ian McEwan. Rico em detalhes, sentimentos e nuances, não existiria melhor opção para dirigir o longa do que Joe Wright que, com seu viés artístico e sua câmera precisa, criou aqui sua obra prima.

Captura de Tela 2015-03-18 às 07.03.55

Os trabalhos do diretor são sempre de grande valor estético e “Desejo e Reparação” não foge à regra. O ótimo elenco, combinado com uma edição precisa (e bastante fiel ao livro) somados à uma belíssima fotografia e à sempre ótima trilha sonora de Dario Marianelli fazem do filme uma obra de arte. Já disse que é um dos meus favoritos?

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , ,

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: