Vingadores: A Era de Ultron

Na estréia do primeiro filme dos Vingadores já se sabia que o projeto era ambicioso. O que ninguém estava esperando, no entanto, era o resultado apoteótico dessa combinação de heróis. Com grande satisfação, o público percebeu que os filmes da Marvel tinham pretensões muito maiores do que apenas divertir, eles estavam ali para criar nos cinemas um universo paralelo de maravilhas que antes era restrito às comic shops.

avengers

Com instituições e personagens estabelecidos, coube à fase seguinte mostrar que nem tudo era tão bom quanto parecia. Em quem confiar quando no espaço existe uma ameaça praticamente invencível e a instituição que deveria proteger o planeta foi desmantelada após ter sido provada como corrupta?

Na tentativa desesperada de manter distante esse inimigo externo, os cientistas do grupo olham com esperança para a possibilidade de criar uma inteligência artificial capaz de salvá-los. O que obviamente se revelou como uma má ideia que rendeu o roteiro para contar a história de Ultron, uma força que deveria ser aliada mas que cometeu o trágico erro de concluir que o problema do planeta, na verdade, é a própria espécie humana.

avengers 4

O plot do vilão Ultron, filosoficamente mais rico e inegavelmente pessimista, não lembra muito o leve e divertido primeiro filme, cujo vilão megalomaníaco e narcisista era movido por infantis sentimentos de poder e cobiça. Ultron nos evoca uma história mais distante, a dos vigilantes de Watchman que perderam a fé de que a natureza violenta dos homens permitiria que algum dia eles de fato vivessem em paz.

Mas o filme não se permite escorregar para um tom mais sombrio mesmo tendo base sólida em questões mais profundas e mantém seu tom divertido característico, afinal, os Vingadores ainda são um produto da Marvel e não existe lugar para niilismo quando a equipe de heróis é liderada pelo sentinela da liberdade.

O filme faz um bom par com o ótimo “Capitão América 2: O Soldado Invernal” (2014) e fecha com muito estilo essa segunda fase da Marvel, cumprindo também seu papel de nos deixar ansiosos pelo que está por vir. Será precipitado gritar Avengers Assemble diante da iminente guerra civil?

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: