O crepúsculo de Mr. Holmes

Parece que nesse ano a indústria do cinema está determinada a aterrorizar as pessoas inteligentes. Depois de “Still Alice“, agora chega “Mr. Holmes” (2015)  para garantir que os intelectuais não se sintam mais seguros no refúgio de suas mentes.

holmes 1

Depois de incessantes releituras do clássico personagem nos últimos tempos, como a irreverente série de sucesso da BBC, que traz Sherlock para uma Londres contemporânea, e os infelizes filmes protagonizados por Robert Downey Jr. o diretor Bill Condon faz o aparentemente impossível: retorna às tradições para delas extrair alguma novidade.

A nova versão de Holmes, interpretada com serenidade por Sir Ian McKellen, é a de um homem que vive à sombra do êxito de sua juventude, condenado à conviver com um cérebro senil incapaz de sequer organizar as próprias recordações. Em sua existência solitária, Mr. Holmes tem apenas uma ambição: recordar-se de seu último caso, não por acaso o seu último fracasso, para resgatar do limbo a pessoa que já foi um dia.

holmes 2

O tom melancólico do filme pode até soar familiar para os fãs de Sir Arthur Conan Doyle, que não demorarão para lembrar dos contos onde um triste Holmes leva uma vida reclusa após fingir a sua morte. Mas a inovação do filme é que aqui não há fingimento, o detetive astuto conhecido por todos simplesmente não existe mais.

Se o longa foi digno do personagem ou se permanecerá na memória dos fãs, somente o tempo dirá. Mas é inegável o seu mérito em humanizar a figura mítica de Sherlock Holmes que, privado de seu intelecto sobre-humano, não tem outra alternativa a não ser partilhar da mediocridade com os demais reles mortais.

 

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , , , , ,

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: