O Homem Irracional

Em “O Homem Irracional” (Irrational Man – 2015) Woody Allen mais uma vez aborda seus habituais assuntos. Temos o homem solitário e arrogante de meia idade que encontra alguma mocinha ingênua para venerá-lo e lembrá-lo do quanto ele é “interessante”. Temos também a sociedade burguesa que utiliza seu academicismo e suposta erudição para justificar a sua existência ociosa e entediante. E também, porque não, uma série de situações improváveis para seus personagens terem oportunidade de revelarem o quanto são boçais e pedantes.

irrational 3

Com a sua produção constante é de se esperar que nem todos os longas de Allen sejam brilhantes, mas é inegável que todos eles compartilham da mesma visão de mundo e do mesmo humor agridoce que dá o tom da crítica. “O Homem Irracional” figura na filmografia do diretor não como um dos seus melhores trabalhos, mas como uma coerente progressão de sua temática. Então talvez seja mais sincero conversar sobre ele através de uma simples comparação:

Assim como em “Manhattan” (1979), temos de novo a jovenzinha disposta a oferecer despudoradamente seu amor ao protagonista. Mas apesar de partirem do mesmo mote, os dois filmes não poderiam ser mais opostos. “Manhattan” é um dos trabalhos mais coesos, artísticos e belos do diretor. “Irrational Man” não goza dessa qualidade técnica. Mas enquanto o final de “Manhattan” é doce (e, porque não, um pouco ingênuo), parece que o diretor abandonou esse otimismo ilusório no seu longa mais recente e se permitiu escancarar o quanto que seu protagonista é paspalho e a sua empáfia nada mais é do que uma fachada para sua mediocridade.

Enquanto as más-línguas discorrerão sobre até que ponto Allen é auto-biográfico, resta aos admiradores do diretor acompanhar seus próximos trabalhos e descobrir se eles também compartilharão desse pessimismo (ou talvez realismo).

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “O Homem Irracional

  1. yurihenschel disse:

    Tuas críticas são excelentes! Como eu queria que algum dia esse blog voltasse à ativa…

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: